Paracelsus identificou três principais elementos na alquimia e os chamou de Tria Prima. Esses primes elementos estão relacionados ao que chamamos de Lei do Triângulo, formulado por Platão para explicar a forma. Assim como na alquimia, para o Design acontecer precisamos misturar dois elementos para a criação de um terceiro. A Lei do Triângulo coloca dois elementos juntos para a produção de um terceiro. Podemos observar isso quando juntamos pontos e linhas no Design para criarmos volume.

Para a Alquimia, era possível essa junção desses elementos primes conhecido como enxofre e mercúrio para a produção de sal. Hoje sabemos que não podemos misturar esses elementos para obtermos sal e sabemos que a química moderna é mais complexa do que na época dos alquimistas. Mas, podemos dizer que a Tria Prima do Design funciona magistralmente, pois observamos que sempre que juntamos ponto e linhas, temos volume ou quando misturamos duas cores, temos um terceira.

Na lei de Paracelsus os elementos tinham o seguinte significado e associações:

  • Enxofre: era expansivo, tinha forte poder de evaporação e dissolução. Era um fluido conectado com os baixos e altos processos. Os alquimistas associavam o enxofre com as emoções e desejos da alma. Enxofre era associado ao ponto, pois era a parte dele que tudo começava a nascer, tanto para os matemáticos quanto para os designers daquela época.
  • Mercúrio: era o elemento que transcendia os estados de líquido e sólido.  Era o elemento associado ao espírito pois ele ia além do paraíso, do inferno ou até do universo. Para os matemáticos são as linhas com suas infinitas expressões.
  • Sal: era o resultado dessa junção. Era a matéria base que representava a energia de condensação, contração e cristalização. Ele representava o corpo e toda a energia de composição e decomposição que o mesmo possui. No caso dos artistas e matemáticos da época, era o volume, a obra final ou obra-prima.

 

 

Tria Prima instituto de Design e Tendência

 

Não precisamos explicar o que viemos fazer, não é? Queremos ser um ponto para que novas linhas ocorram, e novos volumes se formem. Queremos produzir o terceiro elemento de uma maneira alquímico.

A lei do triângulo é aplicada aqui no Instituto pela interatividade entre professor e aluno, a mesma interatividade que ocorria com o enxofre e o mercúrio na época de Paracelsus.

Queremos que a arte de ensinar se funde com a arte de aprender e que o resultado seja a arte de transformar o mundo em nossa volta, as atitudes das pessoas perante um problema, ou até mesmo na nossa vida pessoal. Assim como a alquimia, o Design também é transformador.

.

Nosso Composto Alquímico

 

Nosso objetivo é ir além do ensino do design, é captar trends e novos processos e técnicas criativas e aplica-las em nossos cursos. Acreditamos que a transformação do mercado e a compatibilidade técnica e acadêmica acontecem por contágio, e aos poucos esses trends que, até então, poucos profissionais utilizam, vão ganhando espaços no mercado e consequentemente transformando o modo de aplicar, entender e absorver o design.