Elementos do Design

Poucas pessoas sabem que o Design foi criado juntando elementos da geometria, psicologia, administração, arte e comunicação. Desta mistura temos alguns elementos básicos que a maioria dos designers utilizam diariamente. Fizemos uma lista dos principais elementos e leis que podem ajudar na construção de seu projeto.

 

Forma

Toda forma é constituída por linhas e pontos resultando em volumes e nas formas geométricas (sólidos) que conhecemos. A forma é a base de tudo, inclusive de planejamento de layout.

 

 

Cores

As cores influenciam na nossa percepção e noção espacial quando aplicadas e compostas com as formas.

 

Tamanho

É o mecanismo que transforma as cores e formas. O tamanho é aplicado para hierarquizar os elementos da composição.

 

Direção

Equilíbrio e dinamismo são feitos aplicando a direção no projeto. A direção nos passa a sensação de harmonia, simetria e proporcionalidade.

 

Equilíbrio

Ele acontece simetricamente ou assimetricamente. Geralmente os pesos dependem do ponto de tensão e aguçamento.

 

Esses são os principais elementos de composição, mas não podemos parar por aqui. É importante  entendermos as leis da gestalt e do outros elementos visuais do Design para que possamos resolver os problemas de composição visual e criação.

Saiba mais sobre esses temas em nossos cursos de Linguagem Visual, Teoria das Cores e Gestalt.

10+ anos de experiencia em marketing e branding com expertise em métodos como Design Thinking, UX, Personas Map, AI entre outras ferramentas estratégicas. Profissional criativo e versátil com experiência em implementar estratégias de marketing, design e conteúdo de branding para startups, media e high-growth empresas que apresentam atividades offline e online. Rodrigo já passou por empresas nacionais e internacionais, atendendo clientes como Netflix, Ross, South Bay Winery, Criar Sistema de Ensino de Lingua Portuguesa, Bio Soja, entre outros. Fundador da IESCD (Immaginare Escola de Criação e Design), hoje trabalha como free-lancer em Los Angeles, CA.

Deixe uma resposta