Mapeando Tendências: Pantone Ultra Violet

Todo ano vemos tendências surgirem reinventando a maneira de consumo e influenciando nossa interação com produtos. A Pantone lançou na semana passada a cor de 2018, a Ultra Violet, e a pergunta que muita gente faz é: como vou utiliza-la?

Não é a primeira vez que o roxo faz parte da linha de tendência anual da Pantone, em 2013 a empresa lançou a tonalidade de roxo Radiant Orchid, tendência de cor para 2014, e a industria que mais adotou a tonalidade foi a de mobiliário e produto. A tonalidade desse roxo era mais quente, contendo mais magenta e amarelo.

 

 

Para que possamos trabalhar com a cor da tendência, precisamos observar se essa cor vai ser uma macro ou micro tendência. Geralmente, a micro tendência tende ser mais rápida e é adotada apenas por parte da industria. Já a macro tendência é adotada por toda indústria e sua permanência de mercado é longa. Um exemplo de marco tendência são as cores que a Pantone lançou para 2016, Blue Serenity e Rose Quartz. É interessante notar a migração de tonalidade do Rose Quartz para o Pink Millennial que aconteceu no segundo semestre de 2016 e ainda hoje continua uma das cores de tendências mais usada, principalmente pela indústria fashion.

Mesmo que o Greenery foi escolhido como a cor de 2017, o Pink Millennial não deixou a cor da sustentabilidade se destacar durante esse ano. Cabe saber, agora, se o Ultra Violet vai se transformar em uma micro ou marco tendência.

 

 

Observe seu mercado

A primeira dica é observar seu mercado. Visite lojas, observe vitrines, participe de mostras e exposições e tente identificar se o Ultra Violet está presente em produtos, tecidos ou em algum tipo de comunicação (mensagem).

 

Aplicando a cor de tendência

Dentro da paleta de cores da sua empresa, você deve aplicar a cor da tendência em campanhas, nos seus posts, nas embalagens, mas nunca na marca. Uma das regras essências de branding é: nunca utilize cores de tendências para a construção de sua marca.

A cor de tendência deve ser aplicada como uma cor tônica dentro da paleta de cores da sua empresa ou do seu cliente. Se você tiver uma paleta de cores institucional muito colorida, em que o Ultra Violet não se enquadra, tente utilizar uma cor neutra entre as aplicações: como o cinza, o bege e o branco.

 

Cores Pantone que harmonizam com a cor Ultra Violet

Essas são as cores que podem harmonizar com a cor de 2018.

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10+ anos de experiencia em marketing e branding com expertise em métodos como Design Thinking, UX, Personas Map, AI entre outras ferramentas estratégicas. Profissional criativo e versátil com experiência em implementar estratégias de marketing, design e conteúdo de branding para startups, media e high-growth empresas que apresentam atividades offline e online. Rodrigo já passou por empresas nacionais e internacionais, atendendo clientes como Netflix, Ross, South Bay Winery, Criar Sistema de Ensino de Lingua Portuguesa, Bio Soja, entre outros. Fundador da IESCD (Immaginare Escola de Criação e Design), hoje trabalha como free-lancer em Los Angeles, CA.

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