Que tal aprender sobre Street Art com os Californianos?
O termo Street Art ficou muito comum hoje em dia, todo mundo fala e o impacto social que ele está trazendo, principalmente para algumas marcas, é muito interessante. A Street Art combina não só graffiti, mas outras técnicas de pinturas aplicadas no cenário Urbano. A empresa Taschen, por exemplo, tem um muro dourado no coração de Los Angeles para atrair os instagramers para suas fotos com o fundo dourado e em troca a empresa ganha hashtags e menções nas mídias sociais e checkins. Não é apenas a Taschen que vem utilizando a Street Art para criar engajamentos e uma marca no cenário urbano, Magnólia, Kreation, Sprinkles entre outros brands vem fazendo suas paredes conceitos no oeste de L.A.
Mas vamos entender mais sobre como isso começou. O movimento de Street Arte começa em Venice Beach, condado de Los Angeles – California, como uma expressão artística para revitalizar muros parcialmente demolidos ou construções abandonadas. Ah! Isso não começa recentemente, é um movimento que teve inicio em 1800 na Ocean Walk.
Essas áreas ficaram conhecidas até 1961 de Graffiti Pit (Poços de Graffites) e durante todo esse período era ilegal fazer qualquer produção artística em muros ou prédios urbanos. No começo as técnicas eram muito primitivas e o efeito que os artistas conseguiam era mais de muralismo do que graffiti pois utilizavam tintas de quadros.
Por anos essas intervenções foram respeitadas por moradores e pela própria polícia e no ano 2000 a pintura em paredes ou locais urbanos foi aprovada. A lei permiti o uso de qualquer técnica artística e tema, mas a própria comunidade com a provação da lei montou um comitê que faz a curadoria de ideias e a organização da execução.
Aqui fizemos uma seleção de graffitis e murais que nos deparamos em um passeio de final de semana pelas ruas de Venice. Os muros maiores são permanentes e os menores mudam conforme as estações do ano.
🙂